terça-feira, 9 de agosto de 2011

43 mulheres, vitimas de violência doméstica perderam a vida em 2010.

Apesar das alterações legislativas realizadas nos últimos anos relativamente à violência doméstica, o problema continua por resolver e a verdade é que os dados são cada vez mais negros.
Em 2010, morreram em Portugal 43 mulheres, vitimas de violência doméstica, o que corresponde a um aumento de 14 vitimas em relação ao ano de 2009. Nesse ano, morreram nas mesmas circunstâncias, 29 mulheres.

Em 2010, 39 mulheres foram vitimas de tentativa de homicídio. Embora, as agressões não tenham sido fatais, a gravidade das lesões deixou muitas mulheres incapacitadas para toda a vida, além das marcas psicológicas que ficam.

Penso que o problema não está na lei, mas na sua aplicação por parte dos tribunais e na mentalidade que a sociedade tem relativamente às mulheres.

Os dados foram disponibilizados pela União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) e podem ser consultados em detalhe em http://www.umarfeminismos.org/~umarfemi/index.phpoption=com_content&view=article&id=326&Itemid=126



3 comentários:

  1. É tão triste...Cada vez se ouve mais histórias de violência doméstica. E nada se faz, eu fui vítima e nada fizeram, nós temos que sair de casa e os agressores ainda se ficam a rir de nós...A justiça nada fez, muito menos as autoridades e pelo que vejo cada vez mais estas situações vão acontecer...

    ResponderExcluir
  2. Sinto uma revolta muito grande...temos de deixar a nossa vida toda para trás, para fugirmos a estes cobardes, mas a vida dá muitas voltas e temos que pensar positivo e olhar-mos em frente por mais que nos custe...Embora com tanto sofrimento, nunca mais voltamos a ser as mesmas. Perdemos toda a confiança nas pessoas e passamos a viver sempre com um pé atrás. Passamos a viver sempre na incerteza...E perguntando-nos será que vamos passar pelo mesmo.?

    ResponderExcluir
  3. Agradeço o seu testemunho. Lamento que tenha passado por essa situação. Agora, há que olhar em frente e esquecer o passado por mais doloroso que tinha sido. Deixo-lhe um conselho: pense nas coisas melhores da vida...

    ResponderExcluir