quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Terrorismo Urbano

Nos últimos cinco dias, o Reino Unido tem enfrentado a pior onda de violência dos últimos trinta anos. Tudo começou com morte de um individuo de 28 anos que foi baleado pela policia por não obedecer à ordem de paragem dos agentes de autoridade. O individuo em causa era tido como um bom pai de família e uma boa pessoa incapaz de fazer mal a quem quer que fosse.

Aliada a esta situação, os jovens aproveitaram também para mostrarem ao governo o seu desagrado perante a situação que atravessam, uma vez que grande percentagem dos jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos estão sem trabalho e colocados à margem da sociedade.

Os motins tiveram inicio nos arredores de Londres, onde se situam os bairros mais pobres e desfavorecidos do Reino Unido. Em poucas horas se alastraram a outras cidades como Manchester, Liverpool e Birmingham.

Prevê-se que face à imposição das medidas de austeridade, a situação piore e apareçam com mais frequência estas ondas de contestação violentas. Basta recordarmos da situação idêntica que teve lugar na Grécia, em que os jovens com o apoio de grupos anarquistas semearam o pânico e o terror, destruindo tudo aquilo que encontravam pela frente.
Nada justifica esta onda de violência que já causou prejuízos na ordem das centenas de milhões de libras. Há ainda a lamentar a morte de quatro pessoas.

Os criminosos, na sua maioria terão entre 10 e 18 anos e actuam de cara tapada para evitarem que as autoridades os identifiquem. Não mostram respeito por ninguém e causam o máximo de destruição. É lamentável ver na televisão, os jovens a partirem as montras, a pilharem o que lhes apetece e a incendiarem edifícios e habitações sem que ninguém os impeça e ainda se acham os maiores por conseguirem desafiar as autoridades.

Estes actos terroristas são de uma enorme gravidade e por isso a justiça britânica tem de ter mão pesada sobre quem os comete.

 Penso que a actuação das autoridades britânicas devia ter sido mais firme e mais rápida de forma a não permitirem que os conflitos se prolongassem durante cinco dias.
Depois da policia limpar as ruas e restabelecer a ordem, deve haver uma profunda reflexão sobre o que aconteceu de forma a apurar responsabilidades.
O Reino Unido nos últimos dias transformou-se numa selva. Episódios como estes não podem voltar a acontecer.






  As imagens são da autoria da agência Reuteus 

Nenhum comentário:

Postar um comentário