terça-feira, 16 de agosto de 2011

Perigos presentes nas praias

Em plena época balnear, milhares de portugueses aproveitam o tempo quente para ir à praia, refrescarem-se no mar, bronzearem o corpo e deixarem as crianças, brincarem na areia.
Porém, apesar da praia ser um óptimo local para se passar as férias, a verdade é que existem perigos na qual temos de estar atentos.

Destaco os seguintes perigos:

  • Afogamentos
  • Quedas de Falésias
  • Furtos (com recurso aos métodos do esticão e carteirista) 
  • Poluição  

Ano após ano, dezenas de pessoas morrem nas praias, vitimas de afogamento. Infelizmente, a maioria dos afogamentos ocorre nas praias fluviais, pelo facto de estas praias não serem vigiadas por um nadador-salvador, ao contrário do que se passa com as outras praias. 
Para inverter este cenário negro, cada um de nós deve assegurar a sua própria segurança. Para tal, é importante seguir alguns conselhos como:
  1. Respeitar sempre a indicação das bandeiras
  2. Não se "aventure" no mar. Não se distancie demasiado da praia. 
  3. Muita atenção às correntes marítimas
  4. Se tem consigo crianças, muita atenção. Tenha as crianças sempre debaixo de olho e não as deixe ir sozinhas ao mar. Se as crianças pretenderem ir até à água, devem estar equipadas com braçadeiras e colectes salva-vidas e um adulto deve acompanha-las.
 Para uma criança se afogar, não é necessário uma grande profundidade. Basta um palmo ou dois de agua.  

As falésias têm dado que falar nos últimos tempos. Quem não se recorda da queda da falésia na praia Maria Luísa em Albufeira que vitimou cinco pessoas e ainda causou ferimentos em três pessoas há dois anos?
Ontem, na praia de S.Bernardino em Peniche, seis pessoas ficaram feridas na sequência da queda de uma falésia.

Os avisos alertando para o perigo continuam a ser ignorados, e se a atitude das pessoas não mudar, mais casos surgirão nos próximos tempos. O conselho que deixo é que não ignorem os avisos. Se encontrarem uma placa que proíbe a aproximação da falésia, respeitem e desloquem-se para outro local, porque se arriscarem, de um momento para o outro, ela face à sua instabilidade pode cair e resultar em desfechos trágicos.

Outra chamada de atenção vai para os furtos que ocorrem . Na ida ao mar, algumas pessoas aproveitam para furtarem o que está à mão, aproveitando a falta de vigilância. 
A fim de evitar ser mais uma vitima dos larápios, nunca deve deixar a sua tenda sem ninguém a vigia-la. Se tem consigo mais pessoas, nunca devem ir todos ao mar simultaneamente e não pense que está seguro e que não lhe vai acontecer nada. As coisas acontecem quando menos se espera.

Por fim apelo ao civismo dos utentes da praia para que não a poluam e a deixem tal e qual como a encontraram.



    




Nenhum comentário:

Postar um comentário