quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O tribunal de Torres Vedras acautelou a protecção das vitimas?



Motorista escolar suspeito de abusos sexuais em Torres Vedras.



"Um homem é suspeito de ter abusado sexualmente de cinco meninas entre os 3 e os 10 anos em Torres Vedras. Trata-se do antigo motorista escolar da Junta de Freguesia de Outeiro da Cabeça. Os abusos terão sido cometidos durante mais de quatro anos. Uma das menores que terá sido abusada é familiar do suspeito e continua a visitar o arguido, com autorização dos pais, na casa onde o homem está em prisão domiciliária".


Apresento este caso da qual tive conhecimento hoje, que chocou-me e na qual questionei-me se a decisão do tribunal foi correcta, ao colocar um individuo suspeito de abusar de várias crianças em prisão domiciliária a poucos metros das casas onde elas vivem. As vitimas e os seus familiares estão constantemente sujeitos a uma grande pressão psicológica e as vitimas amedrontadas com medo de que os abusos possam acontecer de novo. É um trauma que não vai desaparecer ao saberem que o individuo que as abusou está em casa a poucos metros delas.

Aconselho vivamente a visualização da reportagem que pode ser vista acedendo  http://sicnoticias.sapo.pt/pais/article724991.ece


Gostaria de saber a vossa opinião relativamente a este caso.




2 comentários:

  1. Infelizmente notícias deste tipo são cada vez mais recorrentes. Não me parece que este tipo de crime tenha aumentado, apenas deixou de ser um tabu na sociedade.

    Quanto ao caso em concreto, infelizmente, não surpreende. Em Portugal parece que já só se é preso se for um homicídio. As prisões estão sobrelotadas. E já nem falo que o crime de pedófilia não é fácil de provar, pois normalmente não existem testemunhas, para além dos envolvidos.

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Nuno não me parece que este tipo de crimes tenha aumentado, apenas passou a ser mais denunciado, porque em termos reais parece-me que a tendência se mantém....
    Também concordo que devido aos grandes custos que acarreta um preso detido se tenha limitado demasiadamente os "critérios" para uma pessoa ser presa, tornando-se moda a prisão domiciliária, e as apresentações periódicas, que essas ainda são mais ridículas!
    Penso que o juiz ao decretar esta medida não teve definitivamente em conta a situação concreta de vivência do agressor. Concordo cada vez mais com o bastonário da ordem dos advogados quando diz que as pessoas só deviam poder ter acesso á carreira de juiz a partir de uma determinada idade, esta é uma medida que demonstra a total falta de sensibilidade pratica desta gente.
    Quanto á prova dos casos de pedofilia não é necessário a prova testemunhal, os exames do IML são normalmente mais que conclusivos, infelizmente mais uma vez estes juízes não têm formação em ciências forenses, e alem de não perceberem acham que os técnicos é que pouco sabem da matéria e que eles, (pessoas intelegentissimas formadas em direito) é que percebem da matéria.
    É realmente muito triste!

    Abraço

    ResponderExcluir