quinta-feira, 28 de julho de 2011

Violência Juvenil

O tema de hoje é a violência juvenil.


Nos últimos tempos têm chegado ao nosso conhecimento através dos meios de comunicação social, vários casos de violência entre jovens.
Infelizmente estes casos de violência gratuita assumem proporções muito graves.
Na maioria dos casos, os episódios lamentáveis de violência são gravados e colocados a circular na Internet, o que pode incentivar outros jovens a fazerem o mesmo.


Até à pouco tempo, os jovens pensavam que como eram menores de 16 anos não podiam responder criminalmente pelos seus actos, uma vez que estes actos constituem um crime de ofensas à integridade física punido com pena de prisão, cuja moldura penal varia consoante a gravidade das ofensas corporais. Assistia-se a um sentimento de impunidade.


Felizmente, esta situação está a mudar e exemplo disso são os dois casos que a seguir apresento.


1º caso - Agressora de adolescente e alegado autor do vídeo em prisão preventiva


     Uma das agressoras da adolescente vítima de violência e o alegado autor de um vídeo que mostra as agressões na Internet ficaram em prisão preventiva, informou hoje à Lusa fonte do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa.



A terceira agressora, por à data dos factos ter 15 anos, é inimputável criminalmente por força da idade e por essa razão ficará sujeita a medidas tutelares educativas.  

A jovem de 15 anos, co-autora da agressão a uma adolescente de 13 anos em Benfica, revelada no Facebook, ficará internada num centro educativo em regime semi-aberto já a partir de hoje por decisão do Tribunal de Família e Menores de Loures.


2º caso - A agressora de 17 anos que esfaqueou com um x-acto uma jovem de 14 anos dezassete vezes vai aguardar julgamento em prisão preventiva por homicídio tentado, ofensa à integridade física grave e posse de arma proibida.


Lamentavelmente os motivos que estão na base destes casos de violência são motivos fúteis. No 1º caso, injúrias feitas à mãe da agressora e no 2º caso, uma discussão por causa de um cigarro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário