segunda-feira, 25 de julho de 2011

Incêndios Florestais

Hoje o tema são os incêndios florestais que todos os anos assolam o nosso país e que são responsáveis pela destruição de uma parte da nossa floresta.

Nunca é demais relembrar os cuidados que devemos ter nesta época do ano. As temperaturas elevadas, o vento forte e o baixo nível de humidade associados ao Verão aumentam a probabilidade de deflagração de um incêndio florestal e a consequente propagação do mesmo.
Tendo em conta, estes factores, há comportamentos de risco que têm de ser evitados, tais como:

  • a realização de queimadas nas proximidades das florestas
  • o acto de deitar pela janela do automóvel cinzas ou pontas de cigarro
  • a utilização de tractores, máquinas e veículos de transporte pesados, empregues em trabalhos nos espaços rurais que não possuam dispositivos de retenção de faíscas ou faúlhas e dispositivos tapa-chamas nos tubos de escape ou chaminés

Lembre-se que os incêndios florestais são uma das principais catástrofes em Portugal e as suas causas são variadas, sendo a mais frequente, a negligência humana (o dito descuido). 

A melhor arma é a prevenção e ela passa pela adopção de medidas como a limpeza da área florestal em volta das casas num raio de 50 metros, a não realização de queimadas durante o período critico (Junho a Setembro), não deitar pontas de cigarro ou cinzas para o chão e ter isqueiros, fósforos bem como materiais inflamáveis longe do alcance das crianças.


"PORTUGAL SEM FOGOS DEPENDE DE TODOS"

EM CASO DE INCÊNDIO FLORESTAL LIGUE 112.







2 comentários:

  1. Excelente tema... muito importante agora para a época de verão é que é necessário muito cuidado e estar atento aos fogos naturais...
    É um publicidade muito importante para uma problemática que todos os anos pela altura do verão assola o nosso pais...
    Porque "Portugal sem fogos, depende de todos"

    Ass. Sérgio Dinis

    ResponderExcluir
  2. Proteger o património mnatural do pais é uma responsabilidade colectiva e não individual!


    Lembrem -se a floresta é de todos nós!

    ResponderExcluir